Notícias e Informativos

Prefeitura de Alto Taquari adquire aparelho para realizar Teste da Orelhinha

  • Fonte: Ascom | Reportagem e Fotos: Eduardo Candido
  • Publicado em: 16/10/2019
  • Assunto: Saúde

A Prefeitura de Alto Taquari adquiriu um “Analisador de Otoemissões”. Com a aquisição deste aparelho, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Unidade de Reabilitação Lauriston F. Barbosa, iniciará a realização do “teste da Orelhinha” em crianças de 0 a 3 meses, exclusivamente. O aparelho foi entregue nesta terça-feira (15/10), com a presença do prefeito Marco Aurélio Julien, a secretária de Saúde Ana Paula Naumann e a fonoaudióloga Gessica Carvalho de Souza

A triagem auditiva neonatal universal, por meio do teste da orelhinha, é capaz de detectar deficiências auditivas desde o nascimento, possibilitando o diagnóstico e o tratamento precoce de eventuais problemas. Como é sabido, o diagnóstico precoce é fundamental para a realização de procedimentos que irão minimizar os impactos da deficiência auditiva no desenvolvimento da criança.

O exame é amparado pela Lei Nº 12.303, de 2 de agosto de 2010, que torna obrigatória a realização do exame denominado “Emissões Otoacústicas Evocadas”. Segundo a lei, todos os hospitais e maternidades devem realizar o teste gratuitamente nas crianças nascidas em suas dependências.

Procedimentos
A famílias das crianças nascidas no Hospital e Maternidade Nossa Senhora Aparecida (Funsat) já sairão do estabelecimento com o encaminhamento para o teste da orelhinha, da linguinha e do pezinho. O exame da orelhinha e da linguinha serão realizados na Unidade de Reabilitação Lauriston F. Barbosa, com Dra. Gessica. O teste do pezinho é realizado na Unidade Básica da Estratégia Saúde da Família (ESF-1, ESF-2 e ESF-3) mais próxima à residência da família.

Com o encaminhamento em mãos, os pais poderão fazer o agendamento na Unidade de Reabilitação Lauriston F. Barbosa, na Avenida Coronel Macário Subtil de Oliveira, Nº 0957, no Centro de Alto Taquari (ao lado ao Raffas Hotel 2). O atendimento é feito de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Os exames serão realizados nas quartas-feiras, durante a tarde.

Mais informações nos seguintes telefones:
Unidade de Reabilitação Lauriston F. Barbosa - 3496.2076
Secretaria Municipal de Saúde - 3496.1796
Ouvidoria da Saúde - 0800.646.0062 ou 3496.2065
Unidade Básica da Estratégia Saúde da Família I (Bairro 13 Pontos) - 3496.2036
Unidade Básica da Estratégia Saúde da Família II (Centro) - 3496.1222
Unidade Básica da Estratégia Saúde da Família III (Cohacol) - 3496.2351